Doe Sangue.

Hoje o tema principal desta publicação não é sobre o nosso Santos Futebol Clube e sim de um problema que, cuja falta de "matéria prima" afeta muita gente todos os anos em nosso país. A falta de sangue nos bancos de sangue em todo território nacional é um dos maiores problemas que os profissionais encontram todos os dias para poderem atender com maior eficácia os pacientes que precisam receber algum tipo específico de sangue. Alguns tipos sanguíneos são mais difíceis de encontrar e a diferença entre salvar uma vida ou perder, pode estar em um simples gesto nosso. Um gesto que se for feito ao menos uma vez por ano por muitos de nós, pode fazer uma enorme diferença nos estoques de sangue em nossas cidades.


Quem é doador e tem o hábito doar sangue, sabe a diferença que faz no dia a dia de muita gente. Um ato que pode ser até encarado como heroísmo, dependendo da região do país onde você está localizado, pois estará realmente salvando vidas. Não precisa ter medo, se a "picada" da agulha provoca alguma dor, é bem pouca e somente no ato da inserção. Uma técnica aconselhável para quem tem medo é não olhar para a agulha no momento em que ela for introduzida na veia do braço, mas conferir se o local onde está sendo feita a doação usa produtos descartáveis é altamente recomendado.

O período em que a pessoa pode doar sangue difere um pouco entre homens e mulheres. Segundo dados da Fundação Pró-Sangue, em homens são necessários de 40 a 60 dias para poder fazer uma nova doação. Em mulheres o tempo entre uma doação e outra é de 50 a 90 dias de intervalo. A reposição de plasma ocorre em 24 horas, enquanto a dos glóbulos vermelhos ocorre em 4 semanas. Lembrando que é permitida doação de menores a partir dos 16 anos, desde que com autorização prévia dos pais ou responsáveis, com formulário de autorização devidamente preenchido. Para maiores de 18 anos, a doação pode ser feita normalmente.

Mas se ainda assim você não se sente seguro e acha que alguma coisa pode acontecer ao doar sangue, pode tirar suas dúvidas ao procurar o hemocentro de sua cidade. No momento em que estiver no local para fazer a doação, você passará por uma entrevista e uns testes para saber se estará em condições de poder doar sangue. Lembrando que alguns fatores podem enquadrá-lo ou não como doador, seja apenas naquele momento específico como para possíveis doações futuras. Você pode tirar suas dúvidas acessando a página específica no próprio site da Fundação Pró-Sangue.

Se você conhece e sabe onde fica o hemocentro de sua cidade e estiver bem de saúde, passe lá para uma visita e aproveite para fazer uma doação hoje mesmo, você estará contribuindo para salvar ao menos uma vida ou ajudando a preservar o estoque de sangue do banco de sangue da sua cidade ou região. Há muitas pessoas precisando de sangue diariamente nos hospitais, o que gera uma grande falta em alguns tipos sanguíneos. Se não conhece os postos de doação, clique aqui e confira no site da Pró-Sangue, os locais de doação da sua cidade espalhados por todo Brasil.

Você que já faz a diferença em muitas coisas, na torcida de seu time, em sua casa, pode ter a chance e o privilégio de fazer a diferença na vida de outras pessoas. Doe sangue, é um gesto voluntário, é um ato de amor e você faz toda a diferença.



Postar um comentário

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

Postagem Anterior Próxima Postagem