Santos Desaparece Das Transmissões De TVs, Vingança, Medo Ou Desprezo?


O Santos praticamente desapareceu das telinhas em 2012, emissoras de TVs empolgadas com a participação corintiana na Libertadores das Américas, privilegiaram uns e excluíram o Santos das transmissões. Com muita pressão e protesto da torcida, a Fox Sport viu a oportunidade de pegar essa boa fatia da torcida brasileira e passou a transmitir alguns jogos do Peixe. No restante do ano, Campeonato Brasileiro, novamente a exclusão do time santista das telas, tendo destaque apenas e novamente na Fox Sport que transmitiu os jogos da Recopa Sul-Americana, conquistada pelo Santos. Durante a transmissão do jogo final da Recopa, a torcida santista protestou, neste momento o narrador do jogo que passava na Fox Sport, parou a narração e o que se ouviu foi o grito: “Chupa rede globo, que o meu Santos vai ser Campeão de novo”.

Começa 2013 e as redes televisivas voltaram a transmitir partidas do Santos FC no Paulista, mas a frequência vem diminuindo com o passar do tempo, para dar a falsa impressão de que não estão repetindo a mancada do ano passado. No último sábado, por exemplo, passaram até jogo do Campeonato Paranaense para não passarem a goleada do Santos sobre o União Barbarense.


O que ocorre com as TVs em relação ao Santos FC. Uma das respostas nós já temos, a preferencia em transmitir jogos do Campeonato Carioca é nítida, mas a resposta vem desde o começo quando os times já sabem quem vai receber mais e aparecer mais, de quem paga pelas transmissões. É sabido que o time corintiano é que recebe a maior fatia em dinheiro e tem maior destaque nas programações esportivas, como transmissões de jogos e programas esportivos repletos de apresentadores e participantes torcedores deste time.

As outras razões para excluírem o Santos das transmissões valem uma reflexão. Seria por medo de o nosso time vencer os jogos? Seria vingança, pois na era Pelé só dava o Santos que dominou todas as competições em que participou? Será desprezo com o nosso time, para realmente tirar do ar, para que o destaque do time não aumente na mídia.
Bom, de mídia a gente já sabe, há uns dois anos, o Santos só é destaque quando aparece alguma polêmica. É só relembrarmos o caso “Ganso” em que a mídia fez a cabeça do cara de tal jeito que ele não queria de jeito nenhum mais ficar no Santos. Era tão cotado para jogar na Europa e hoje nenhum time o quer por lá.

E as eternas vendas de Neymar que se arrastam desde 2010. No último jogo pela 18ª rodada do Paulistão, ao invés deles só falarem dos 4 gols feitos pelo santista e de Neymar ter se tornado o artilheiro do campeonato, eles foram falar de mais uma notícia que os responsáveis de Neymar foram falar com representantes do Barcelona.

Quando sai uma notícia no jornal sobre o Santos, é para falar de vendas ou de problemas, está sendo difícil encontrar algum site, jornal ou programa de TV que fale algo bom que acontece no Santos. O mesmo site que recentemente deu vazão a torcedores que imitaram protestos a um pastor que dirige a comissão de Direitos Humanos, não deu tanto destaque assim após a goleada aplicada pela equipe santista no último sábado (13/04).


Mas quem acompanha campanhas publicitárias e entende um pouquinho de marketing, sabe responder a razão maior da exclusão do Santos FC em transmissões ao vivo. Com medo do crescente número da Torcida Santista, assusta os marqueteiros de times rivais, principalmente os mais favorecidos da mídia. Eles tentam imitar o Santos em tudo. O Peixe repatriou Robinho, depois foi uma avalanche de repatriação por parte dos outros times. Mas vamos nos ater em um dos principais motivos que é o aumento da torcida do nosso time:
  • - aumento do número de sócios-torcedores em 36%
  • - maior percentual de torcida no Brasil 37,4%
  • - valorização da marca em 153%
 (Dados obtidos da Revista Santástico de jan/fev 2013)


Estes valores acima são os motivos principais para excluírem o time santista das transmissões televisivas, pois vale a regra de: “Propaganda é a arma do negócio”. E aquilo que não aparece, não vende. Por isso destacam tanto alguns times e tiram da mídia outros. E é fácil ganhar cotas maiores em dinheiro para formar grandes times, quero ver fazer como o Santos e fazer a campanha de marketing (Prêmio Marketing Best – 2º ano seguido), que fez e vencer no campo para conquistar campeonatos e torcidas.

Veja mais matérias:

TORCEDOR SANTISTA FC - ACOMPANHANDO O SANTOS EM MAIS UMA TEMPORADA

Postar um comentário

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

Postagem Anterior Próxima Postagem