Quem Tem História Não Depende De Fifa Pra Construir A Sua.


Desde sexta-feira (27/1) uma reportagem tomou conta do mundo futebolístico. A Fédération Internationale de Football Association, ou tão somente Fifa, através de seu comandante maior divulgou que não considera títulos mundiais de clubes antes do ano de 2000.


Santos (1962/1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo (1992/1993) tiveram seus títulos desconsiderados pela federação maior do futebol mundial, a que dita as regras atuais no futebol. Para a Fifa, os campeões mundiais começaram a existir apenas e desde o ano de 2000, ano em que ela, a Fifa convidou alguns times, com critérios por ela definidos (não merecedores), para disputar um mundialito, que só agora, após 17 anos, ela considera campeão mundial o time vencedor.

A cúrintianada foi ao delírio com a notícia e os demais torcedores postaram suas opiniões pela internet. Muitos consideram mesmo uma piada, já que a Fifa é uma instituição manchada pela corrupção e não tem moral nenhuma para desqualificar a história de clubes brasileiros consagrados. Alguns se revoltaram, outros publicaram comentários desqualificando a federação internacional.

A verdade é que ninguém vai apagar a história de Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo, antes dessa declaração infeliz da Fifa. Nenhum destes clubes precisou dela para conquistar na raça seus mundiais. Além do mais, a Fifa prova a cada ano que entende menos ainda de futebol e muito mais de lucrar em cima de outras federações, outros países. Haja vista toda a sujeira que envolveu a federação com a política brasileira, no ano da Copa, o país saiu quebrado e a Fifa com a mala cheia de grana. E para completar, o time brasileiro foi surrado em casa na semifinal, não conseguiu nem o terceiro lugar tendo passado novo vexame contra a Holanda.

Ah! O mundial de 2016. Atlético Nacional x Kashima, a passada de mão no time colombiano surgiu de uma tecnologia, que deveria evitar jogadas irregulares. O jogador do Kashima, em impedimento sofreu penalidade, o árbitro da partida não viu e após um tempo chegou a informação, que por vídeo, os novos "árbitros tecnológicos" decretaram a penalidade. O Atlético que estava melhor na partida levou o gol e todo o jogo foi modificado. A declaração da Fifa sobre o erro? "A decisão foi acertada!". Sem mais. 

Como o Kashima deu um sufoco no Real Madrid, caso fosse o Nacional iria ficar feio para um clube europeu perder o caneco para um time de pouca expressão (para eles) no futebol mundial.

O Santos Futebol Clube é Campeão sim! Duas vezes Campeão Mundial! Nunca precisamos de uma instituição de moral falida para construir nossa história. Nunca precisamos de mídia para crescer! Estamos firmes na primeira divisão, sem ajuda financeira, sem aparecer na TV e tão somente pelos jogadores que brilharam em nosso clube, dos torcedores que enfrentam todas as dificuldades para apoiar o time. Até o torcedor mais desinteressado de algum time entende mais de futebol do que a Fifa.

O que seria do futebol mundial sem o Santos? Quase nada. Não fosse aquela máquina encabeçada por Pelé, não seria o futebol o esporte mais visto do mundo. O rei precisou ir para o Cosmos, para divulgar o futebol nos Estados Unidos das Américas e Zico para o Japão. São os jogadores brasileiros os mais requisitados por todos os times do mundo. A Seleção Brasileira também foi a primeira a chagar a três títulos.

Mesmo a Fifa tendo sua cúpula envolvida em escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro, sendo presos inclusive, a federação não aprendeu nada sobre humildade e respeito. E assim como a politica brasileira, a Fifa não tem moral e nem deve ser levada a sério. Ela pode criar as regras, pois quem tem grana manda no planeta, mas não pode mudar a história, mesmo forçando tanto e apagando os clubes em seus sites.

Um amigo de Face, André Isse fez uma observação que define bem a Fifa: "Dá para levar a sério uma entidade que coloca a Argentina no topo do ranking mundial de seleções?" Não dá mesmo para levar a sério esta e outras piadas mundiais desta entidade.

Bi Mundial, Tri da Libertadores, Octabrasileiro, dentre os grandiosos títulos do nosso Santos Futebol Clube somos e sempre seremos Santos. Nossa história já foi contada muito antes de qualquer outro e ainda veremos muitos outros belos capítulos serem escritos durante os anos.



2 Comentários

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

  1. Respostas
    1. Obrigado Sávinho pela correção.. Eu errei e passei batido na hora de conferir o texto.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem