Maior Revelador De Talentos Passa Por Crise Assustadora.


O Santos Futebol Clube é conhecido no Brasil e até no mundo, por ser o clube que mais revela talentos no futebol brasileiro. A base do clube santista é conhecida e elogiada com quase que unanimidade entre os jornalistas e comentaristas esportivos aqui em nosso país. Mas apesar de tantos talentos revelados, o clube santista não consegue ter lucro com jogadores revelados por aqui.


Durante os últimos anos pudemos acompanhar vários jogadores que apareceram no time e em alguns casos, em pouco tempo já ganharam os gramados de outros clubes. O time de 2010, que venceu o Paulista e Copa do Brasil daquele ano, quantos atletas que o clube perdeu, sem que o lucro com estes atletas fosse passado para o torcedor, como forma de transparência, para que todos soubessem os valores realmente recebidos pelo Santos.

A negociação que ganhou mais repercussão deste período foi sem dúvidas a transferência de Neymar para o Barcelona, o Santos recebeu R$ 56,6 milhões pelo jogador e o dinheiro até hoje não se sabe ao certo como foi usado, além de toda polêmica que existe em torno desta negociação. Mas esta não foi a única transação, onde o clube santista perdeu jogadores de talento, o goleiro Rafael é outro exemplo e se junta a ele, Felipe Anderson, Alan Patrick, entre outros, que aparecem todos os anos nos times de base e ao ir para o profissional, não são aproveitados. E são negociados com preços muito baixos.

E ainda tem o Paulo Henrique Ganso, que foi para o rival por um valor muito abaixo do que ele valia. No lugar de boas promessas, o Santos resolveu gastar com jogadores como Montillo e Leandro Damião, medalhões que pouco colaboraram com o time e não renderam em campo como se esperava e no caso de Damião, ainda rendeu uma dívida milionária ao clube. O Santos fez a contratação mais cara do futebol brasileiro gastando em um jogador que estava machucado e nem reserva era em seu time, o Internacional.

Do valor destas transações, grande parte vai para os agentes ou empresas que tratam dos direitos dos jogadores e o pouco que vem para o Santos, não se tem ou teve clareza de onde foi utilizado. Basta rever as notícias no final de 2014, quando ainda na gestão de Odílio Rodrigues, várias negociações prejudicando o Santos foram feitas favorecendo as empresas, que ficaram com as gordas fatias, nas possíveis negociações de jogadores como Alison, Gabriel e Geuvânio, o clube santista não receberá quase nada por eles. O clube gasta para formar, mas não tem retorno quase algum com as vendas.

Agora o clube passa por uma grande crise, que parece estar longe de ser resolvida, diretores falam em clube tecnicamente falido. O clube atrasou novamente salários de jogadores e continua se endividando em bancos, com empréstimos cada vez mais caros. É um poço sem fundo, onde entra pouco dinheiro e saí muito. A solução, alguns dizem é jogar em estádios de grande porte, mas no ano passado o clube teve prejuízos jogando fora de casa.

Uma grande forma de arrecadação seria o programa de sócio torcedor, o Sócio Rei, mas também se encontra com dificuldades para arrecadar dinheiro devido ao grande volume de sócios inadimplente. Outra forma de conseguir caixa para o clube seria a bilheteria, mas a torcida também não comparece nos estádios aos jogos do Santos. O torcedor, que tanto critica o time pelas redes sociais, não ajuda o clube das arquibancadas e nem mesmo de casa. Não generalizando, mas acho que você ganha o direito de cobrar e reclamar, a partir do momento em que você ajuda o clube financeiramente, através do programa de sócio torcedor, indo aos estádios ou até mesmo comprando produtos oficiais. Não é uma crítica aos torcedores, mesmo porque, cada um já possui seus próprios problemas diários para enfrentar.

E a crise que o brasileiro passa no país pode aumentar a dificuldade para comprar um ingresso, gastar com condução para ir ao jogo, cumprir o dever de pagar a mensalidade e comprar os produtos oficiais, como as camisas do Santos, que devido a todos os impostos e o valor cobrado pelo fornecedor, torna-se quase impossível para um trabalhador comprar um produto tão caro.

Há mais uma leva de jogadores jovens no grupo, muitos têm o talento necessário para conquistarem campos europeus e é preciso que a diretoria atual saiba como negociar estes atletas, para parar de perder dinheiro com transações baratas, além de parar de correr atrás de medalhões.

A torcida precisa ter paciência de esperar os jovens amadurecerem. Quando a gente não tem dinheiro para comprar um Camaro precisamos andar com nosso Fusquinha mesmo. E nossos Fuscas, muita gente está de olho, devido ao valor técnico que eles têm e ainda podem render.

Postar um comentário

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

Postagem Anterior Próxima Postagem