O Santos Está Ficando Para Trás.

O time principal do Santos está há dois anos sem um título. Mesmo chegando a duas finais de Campeonato Paulista (2013 e 2014), o clube santista segue no futebol brasileiro perdendo terreno a cada dia. A situação piora quando o assunto é o Campeonato Brasileiro, onde sua última conquista foi em 2004. O octacampeão brasileiro acaba este Brasileirão na décima colocação somando um turno inteiro de derrotas. Não venceu neste segundo turno, nenhum time à sua frente na tabela. Possui em seu elenco jogadores de nível técnico ruim e a última notícia sobre o clube em relação a eleição da nova diretoria levanta mais dúvidas e causa mais descrença.


O clube também perde terreno no quesito torcida. Sem aparecer na TV, a torcida santista parou de crescer, depois de três anos de crescimento, onde de 2010 à 2013, a torcida santista foi a que mais cresceu no país. Este ano o clube santista perdeu em fevereiro a quarta colocação para o Cruzeiro, ainda campeão de 2013. O time mineiro passou o santista com 54.222 contra 54.119. O baixo desempenho do time santista na competição nacional pode ter influenciado o torcedor a não se interessar por uma associação com o clube. Outra razão que afugenta o torcedor de se tornar sócio é a falta de confiança na diretoria santista, que tem pisado muito na bola nos últimos tempos.

A volta do Santos ao cenário mundial seguiu a fase em que Neymar apareceu no time profissional. As conquistas de três campeonatos paulistas, uma Recopa Sul-Americana e uma Libertadores das Américas alavancaram os índices santistas em todos os sentidos. Neste período o clube teve Luis Álvaro à frente de sua gestão. O ex mandatário santista foi o responsável por conseguir segurar no time o craque Neymar por um tempo mais prolongado e também por costurar bons contratos de camisa que deram um retorno melhor de dinheiro ao time, mas por outro lado, a diretoria santista perdia bons jogadores e contratava mal, exemplos de Keirrisson e Pinga, entre outros.

Com a licença médica de Luis Álvaro e após sua saída definitiva da direção do clube, a situação santista começou a piorar. A nova diretoria conduzida por Odílio Rodrigues não conseguiu mais um patrocinador Máster para a camisa santista e o time passou a não ter uma das principais fontes de entrada de dinheiro. Somente no final do Brasileirão, o clube santista assinou contrato com um patrocinador Máster. No lugar do patrocínio Máster esteva o nome do programa de sócio torcedor do Santos, o Sócio Rei. E quem dera fosse possível se manter com este programa, pois era legal ver o nome do nosso programa estampado na camisa.

A contratação de jogadores continuou sendo desastrosa. O Santos contratou jogadores para encher o elenco e nem os aproveitou, como no caso de Henrique, que mal jogou no time santista e sumiu. Pagou caro por Montillo que se arrastava em campo e foi considerada na época a contratação mais cara do clube da Vila Belmiro. Buscou no mercado jogadores de nenhuma expressão e contratou até jogadores lesionados. Leandro Damião foi um desses jogadores. Encostado no Internacional de Porto Alegre, até hoje o atacante não tem uma sequência que justifique o valor mais alto pago pelo clube santista em uma contratação, R$ 46 milhões superando o valor pago por Montillo.

Nem mesmo tendo estampado na camisa o nome do programa de sócio torcedor levou o torcedor do time santista a comprar esta ideia. O torcedor que já não se interessa por ir acompanhar o time nos estádios, nem mesmo os que defendem de o Santos jogar na capital paulista, também não se interessam pelo programa.

Leia Também:

E como acreditar em um clube que contrata mal jogadores e gente para gerir o clube? Como acreditar e apostar em um clube que tem sua eleição cancelada por indícios de fraude? Agindo assim o clube santista só vai aumentar o afastamento dos torcedores que ainda querem depositar sua confiança e dinheiro no clube que vai a cada dia se igualando aos escândalos políticos do país. Como acreditar em um clube que não paga salários aos seus funcionários? E que não explica onde foi parar o dinheiro das vendas de tantos jogadores.

Em destaque o programa Sócio Rei no lugar do patrocínio Máster.

Para salvar o ano santista, mais uma vez as categorias de base entraram em campo. Sub-13 e Sub-20 foram uma das categorias que salvaram o ano do torcedor santista e é a nossa esperança de futuro, caso a nova diretoria enxergue as potencialidades dessas categorias e se mexam para segurar e aprimorar a formação de novos craques. Já perdemos muitos jogadores nestes últimos anos para contratações esdrúxulas feitas por nossa diretoria.


Temos ao menos um bom exemplo para seguir no futebol brasileiro. O Internacional de Porto Alegre tem uma receita extraordinária que vem de seu programa de sócio torcedor. São mais de 120 mil sócios torcedores que além de dar o primeiro lugar no ranking nacional para o time gaúcho, ainda rende uma receita que paga os salários da delegação colocada. Temos mais tantos exemplos de gestão como a do Cruzeiro, Atlético Mineiro e até o Grêmio. Basta que nossa nova diretoria vise apenas ajudar o clube a ser ainda maior administrando e saldando as dívidas do clube e contratando com responsabilidade.

Postar um comentário

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

Postagem Anterior Próxima Postagem