Torcedores Opinam Sobre Casa Santista.

Há muito se fala sobre uma solução para o problema da Vila Belmiro, o Estádio Urbano Caldeira que tem pouco espaço para a torcida santista. Uns defendem a construção de um novo estádio, outros defendem uma reforma no Pacaembu, já chegaram até a mencionar a Arena Barueri para ser a casa santista. Outra opção que não se sabe se é realmente possível é mais um ajuste na Vila Belmiro, mas esta parece ser a opção que tem a menor possibilidade de acontecer, isto porque uma ampliação precisaria de desapropriação das casas ao redor do Estádio e torna o projeto inviável, além de descaracterizar o local que é um ponto histórico de Santos.


Uma fala dada pelo presidente santista Odílio Rodrigues, que com uma declaração infeliz disse ter vergonha da Vila Belmiro, deixou os torcedores furiosos com o dirigente e acendeu novamente o assunto sobre o espaço onde o Santos Futebol Clube deve mandar seus jogos. Uma parte da torcida defende a transferência do time santista para São Paulo, assim como parece ser a opção mais provável da diretoria santista, mas além de tirar a característica do time que é da cidade de Santos em relação à sua localidade de fundação, os valores da reforma do estádio em São Paulo inviabilizam o projeto, segundo alguns relatos, o custo da reforma daria para construir uma nova arena. Tem também toda a história de que o estádio em São Paulo era a casa corintiana.

Contra quem apoia o Santos mandar seus jogos no Pacaembu estão os números de torcedores que comparecem ao estádio em dias de jogos do Peixe. A diferença entre os torcedores que comparecem à Vila Belmiro e ao Pacaembu é na maioria dos jogos, apenas de dois mil torcedores. Tanto na Vila quanto no Pacaembu, a torcida comparece em maior número apenas quanto o Santos está com um time de estrelas como na primeira passagem de Robinho e também na era Neymar. Durante 2010. 2011 e 2012 foi a fase mais recente em que o Santos teve apoio do maior número de torcida nos estádios em que jogou.

Alguns torcedores começam a falar do Canindé, estádio da Portuguesa, mas é apenas uma especulação. Onde seria então o local mais correto do Santos Futebol Clube jogar? Em Santos, São Paulo? São Vicente? Onde já foi uma vez dito que seria um bom local para construir a nova Arena Santista.

Penso que antes de pensar em São Paulo, mesmo com a constatação que a maior torcida do Peixe se encontra na Capital Paulista, deve-se encontrar uma alternativa na própria cidade de Santos. Não há sentido o time do Santos ter casa em São Paulo. Gastar milhões para reformar o Pacaembu, que durante anos não teve nenhuma melhoria considerável, sendo usado até o desgaste pelo time da marginal. É jogar dinheiro fora, ainda mais agora que o Santos passa por uma crise financeira de grande monta. Se ao menos a torcida lotasse mesmo o estádio na Capital, mas a sensação é de que o estádio está sempre vazio. Se na Vila Belmiro, apenas 4 mil torcedores comparecem, no Pacaembu, 6 mil são contados nos jogos em que o Alvinegro Praiano em algumas ocasiões manda seus jogos. Foi assim na maioria dos jogos deste ano com mando de campo em São Paulo.

Não sei se é possível mexer novamente no Estádio Urbano Caldeira, se há alguma maneira de aumentar a capacidade sem mexer ao redor, sem modificar algo no bairro, nas ruas e casas ao redor. Mexer agora também não faz sentido, devido à crise de falta de dinheiro que passa o time santista. Com certeza não teremos ajuda dos Governos Federal e Estadual para tornar real qualquer projeto de Arena.

A melhor forma é deixar como está por enquanto. Esperar que a torcida faça sua parte e lote a Vila Belmiro. Mandar os jogos do Santos na Vila e fazer a pressão nos adversários que sempre acontece em quem vai jogar lá. Deixar o elefante branco que se tornará o Pacaembu para os defensores do time da marginal que emprestavam o estádio e agora querem que alguém pague para revitalizá-lo. Minha opinião é que o Santos tem que ficar na cidade de Santos.

Em uma pesquisa feita pelo Facebook e em nosso blog, a maioria dos torcedores votou na opção de que o Santos deve mesmo mandar seus jogos na Vila Belmiro. Clique aqui e confira o que pensam os torcedores santista sobre o assunto.

251 torcedores participaram da enquete criada no Facebook, 57,7% responderam que seria ruim o Santos mandar seus jogos no Pacaembu, 40,6%  dos torcedores optaram que seria bom mandar os jogos na Capital e 1,5% são indiferentes ao assunto. Na pesquisa feita em enquete aqui no blog, 57% acham ruim a ideia de jogar em São Paulo, 40% acharam a ideia boa e 5% são indiferentes ao assunto.

Leia Também:
Santos Pode Ter Duas Casas.

1 Comentários

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

Postagem Anterior Próxima Postagem