O Time Deve Ser Punido Por Atos De Sua Torcida?

O episĂ³dio ocorrido no jogo do meio da semana (quinta-feira 28/08/2014) entre GrĂªmio e Santos na Arena GrĂªmio jĂ¡ deu muito que falar e as consequĂªncias tomaram proporções maiores desta vez. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) suspendeu a partida de volta que aconteceria nesta prĂ³xima quarta-feira (3/9) na Vila Belmiro e pode punir o time gremista com atĂ© a exclusĂ£o da agremiaĂ§Ă£o da Copa do Brasil deste ano. Tudo por conta de torcedores que utilizaram palavras e gestos racistas direcionados principalmente ao goleiro Aranha do Santos Futebol Clube. O presidente da entidade acatou o pedido da Procuradoria da Justiça Desportiva sobre a suspensĂ£o atĂ© que o caso seja julgado.


EpisĂ³dios como este nos fazem refletir sobre como andam as coisas em nosso paĂ­s. Enquanto alguns governantes procuram aprovar leis mais anarquistas do que respeitosas, nossa populaĂ§Ă£o ainda sofre de falta de educaĂ§Ă£o e moral. Muitos polĂ­ticos atrĂ¡s de votos buscam aprovar leis que atĂ© ferem a nossa constituiĂ§Ă£o vigente, mas nĂ£o temos nem a cultura do respeito embutido em nossa alma, como podemos achar que somos um povo sem preconceito para podermos passar a debater sobre outros assuntos que mexe com toda a sociedade? Em pleno sĂ©culo XXI ainda encontramos casos como o racismo ocorrido na Arena GrĂªmio por alguns torcedores gremistas.

A garota que aparece nas imagens da ESPN foi flagrada proferindo a palavra "macaco". Em outra imagem, torcedores insultam o goleiro Aranha e ainda fazem gestos imitando um macaco. O detalhe na imagem sĂ£o dois negros que ali estĂ£o tambĂ©m fazendo parte das ofensas. A torcida gremista jĂ¡ tem fama de praticar atos assim, atĂ© mesmo com o prĂ³prio Santos. NĂ£o sĂ£o todos, mas alguns que praticam sempre os mesmos atos. As brigas tambĂ©m constantes em nosso futebol entre as torcidas que se denominam defensoras dos clubes, mas que muitas vezes nem sĂ£o sĂ³cios do time e brigam em estĂ¡dios e arredores como se fosse uma guerra onde tem que terminar com alguĂ©m morto.

Leia também:
O Grito Do Guerreiro.

A quem cabe a culpa? Do clube? Da torcida? Da nossa Justiça que nĂ£o age com rigor?
Enfim aqui no Brasil, as brigas, confusões e atĂ© mortes relacionadas ao futebol começaram a serem punidas. Pelo menos Ă© o que vimos nos Ăºltimos acontecimentos. Os clubes passaram a serem punidos com mais mandos de campos, jogos com portões fechados. Torcedores foram presos, como no caso de um torcedor corintiano que participou da morte de um "rival" palmeirense, no caso em questĂ£o o torcedor corintiano Ă© atĂ© vereador e candidato a Deputado Estadual.

A garota gremista que apareceu nas imagens xingando o goleiro Aranha vai depor sobre o ocorrido e os demais torcedores, alguns jĂ¡ foram expulsos do quadro de sĂ³cios do time, assim como a torcedora e outros ainda estĂ£o sendo identificados. O time pode ter que pagar uma multa de R$ 100 mil e corre o risco de ser excluĂ­do da Copa do Brasil, mesmo colaborando com as investigações fornecendo imagens internas da Arena.

NĂ£o seria muita puniĂ§Ă£o para o clube? Se estĂ¡ ajudando nas investigações e excluindo os torcedores, ao menos mostra que nĂ£o estĂ¡ tranquilo com a situaĂ§Ă£o. É justo que o clube seja punido pela falta de educaĂ§Ă£o e carĂ¡ter de um povo que nĂ£o serve nem para torcer por seu prĂ³prio clube? VĂ£o ficar vĂ¡rias perguntas, algumas sem respostas, outras serĂ£o respondidas pelo Tribunal Desportivo, que tanto gera desconfiança aos clubes e torcedores. NĂ£o podemos esquecer que integrantes da nossa torcida santista quase prejudicaram o time dias atrĂ¡s ao jogar um copo de Ă¡gua em campo e em outra vez que moedas foram arremessadas em campo. Casos como quando o clube banca a torcida e nĂ£o toma nenhuma providĂªncia, deve ser levado em conta na hora da decisĂ£o.

Mas a constataĂ§Ă£o que fica Ă© que ainda somos um povo atrasado que nĂ£o respeita o prĂ³ximo, que quer acima de tudo fazer valer a sua prĂ³pria ideia, sem moral, sem dignidade e sem escrĂºpulos. Somos uma naĂ§Ă£o que a cada dia nĂ£o respeita mais os pais, os professores, nossas leis e achamos que podemos decidir sobre ideologias mais avançadas. Enquanto nĂ£o reaprendermos o caminho do respeito em relaĂ§Ă£o a pessoas, a leis e tudo mais, seremos um povo que sĂ³ caminha para o retrocesso e precisamos acelerar para reverter esta situaĂ§Ă£o para podermos voltar um dia a evoluir ao menos um pouco.

VocĂª acha que o clube deve ser punido?
Responda nossa enquete no Facebook.

Postar um comentĂ¡rio

Regras de ComentĂ¡rios.

Para comentar em nosso blog Ă© preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentĂ¡rios ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentĂ¡rios de carĂ¡ter polĂ­tico ou publicitĂ¡rio;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituiĂ§Ă£o;
• Publicar material pornogrĂ¡fico, racista, discriminatĂ³rio ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploraĂ§Ă£o de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentĂ¡rios para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentĂ¡rio de qualquer atividade proibida por lei;
• ComentĂ¡rios anĂ´nimos tambĂ©m podem ser descartados no momento da moderaĂ§Ă£o.

Postagem Anterior PrĂ³xima Postagem