O Grito Do Guerreiro.

Outro episódio lamentável do nosso futebol brasileiro. Questão de cultura ou falta de educação? Falta mais sensibilidade ou falta mesmo punções mais severas para separar de vez o que é torcedor e o que é um tremendo assassino ou um imbecil racista? Em se tratando de Brasil, poucas esperanças podemos ter, já que o Brasil não pune nem crimes hediondos e não vai punir e simplesmente não pune casos de racismo e brigas de torcidas. Tem uma puniçãozinha aqui e outra ali quando morre algum torcedor, mas nada assim que sirva de exemplo para que os demais deixem de tentar e executar novas ações. Este é mais um dos grandes problemas brasileiros, seja no futebol ou de estrutura do nosso país.


Pela Copa do Brasil, o Santos vencia o Grêmio pelo placar de 2 a 0 quando alguns integrantes da torcida gremista começaram a ofender Aranha com palavras e gestos racistas. O goleiro santista chamou a atenção do árbitro que ainda lhe disse que era ele quem estava incitando a torcida adversária. Aranha pediu aos câmeras que estavam filmando a partida e assim pode-se ver alguns dos insultos. As imagens ganharam a internet e se espalharam rapidamente. Rápido também foi a ação de internautas para encontrar uma das pessoas envolvidas que aparecia nas imagens. Outros perfis do Facebook também foram encontrados na web com mensagens racistas originados de torcedores gremistas.

Não é a primeira vez que um jogador santista passa por esta situação, anteriormente aconteceu com Arouca. E a pergunta que fica é: Em um país formado por grande parte de negros e pardos, como pode haver atos racistas? Aconteceu no Sul do país, as imagens mostram uma menina branca xingando Aranha de macaco, mas as imagens também mostram um grupo de torcedores fazendo gestos imitando macaco, entre eles, dois negros, onde um parece fazer os gestos e o outro parece apenas estar xingando algo.

Apesar da tristeza de Aranha com o fato, a atitude do goleiro santista perante a situação foi exemplar. Ao ser xingado, Aranha bateu no braço como simbolizando raça e gritou em resposta: - "Sou preto sim, sou negão sim".

Leia o que disse Aranha no final da partida:
- Da outra vez que viemos jogar aqui pela Copa do Brasil (no ano passado) tinha campanha contra racismo acontecendo. Não é à toa. Sei que torcida pegar no pé é normal, mas começaram a me chamar de "preto fedido", a gritar "cambada de preto". Fiquei nervoso, mas me segurei. Mas aí começou coro de macaco, eles imitando. Fizeram rapidinho, para não dar tempo de filmar. Fico nervoso com essas coisas.
- Vieram falar que eu estava insultando a torcida. Quando me chamaram de preto, de macaco, essas coisas, eu virei para eles, bati no braço e disse: "Sou preto, sim. Sou negão sim". Se isso é insultar, eu não sei. Todo mundo que vem jogar aqui sabe. Não são todos, mas sempre tem alguns racistas aí no meio.


O Santos venceu a partida pelo placar de 2 a 0 e Aranha foi uma das peças principais do time fazendo excelentes defesas que impediram o time santista de ter tomado algum gol. O Grêmio pode ser denunciado ainda hoje e pode ser punido pela atitude de seus torcedores, punição que se torna necessária caso o clube não apresente imagens do circuito interno do estádio, já que sua arena é padrão Fifa construída para os jogos da Copa 2014 e teria que estar ainda equipada com a mesma tecnologia dos jogos do Mundial. Pelo menos é esta a opinião de muitos, mas não sabemos o rumo que este novo caso irá tomar.

Aranha em ação no jogo - Imagem original de Ricardo Molial

Nesta manhã o goleiro Aranha se pronunciou novamente sobre o assunto:
Gostaria de dizer a todos os interessados nesse polêmico e triste episódio de ontem, que depois de uma noite mal dormida, acordei aliviado e satisfeito, porque ao meu modo de ver, o racismo de qualquer modo ou gênero é um mal e todo mal não detectado cresce e se fortalece.Ontem, esse mal mostrou a sua cara e isso foi bom porque tenho certeza de que será, mais uma vez, combatido e enfraquecido, como em 1963, quando Martin Luther king fez o seu famoso discurso “I Have a Dream”“Eu tenho um sonho. Que um dia viveremos em uma nação onde as pessoas não serão julgadas pela cor da pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter” .
AranhaSexta-feira, 29 de agosto de 2014.
Mais uma vez os internautas se mobilizaram em repúdio aos atos, a imprensa está mostrando mais este caso e esperamos que algum dia, algo possa ser feito para que possamos tratar todos com respeito e dignidade que cada um de nós merecemos.

Postar um comentário

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

Postagem Anterior Próxima Postagem