A Imprensa Brasileira E A Mania De Manipular Massas Também No Futebol.

Quinta-feira (10/7) foi a coletiva em que Neymar participou na Granja Comary para falar sobre a derrota da seleção e outros assuntos. Em uma de suas respostas a pergunta sobre para quem ele iria torcer se para Alemanha ou Argentina, ele disse que torceria por seus amigos de clube, “sou Messi Futebol Clube”. Seu pronunciamento sobre o assunto gerou logo uma quantidade enorme de manchetes onde diziam “Neymar torcerá pela Argentina”. Não é de hoje que somos manipulados pela imprensa, somos bombardeados com o que querem que nós “compremos” e tomemos como verdades absolutas.


Durante toda a Copa do Mundo do Brasil, o que mais se via em sites e em jornais esportivos era uma enorme propaganda da seleção argentina, até mais forte do que a seleção brasileira, que teve até as quartas de finais, um futebol melhor do que a nossa seleção vizinha. A nossa seleção era contestada a todo o momento, diferente da argentina, que mesmo jogando um futebol medíocre nesta Copa, era idolatrado pela imprensa brasileira. A seleção argentina que se classificou jogando mal contra seleções de pouca expressão e quando pegou a Holanda na semifinal, seleção mais forte que as enfrentadas anteriormente, saiu vencedora nas penalidades com as duas seleções apresentando um futebol de dar sono durante o tempo normal e na prorrogação.

A seleção holandesa, que na figura do seu técnico, fez duras críticas, dizendo que o Brasil estava sendo favorecido, mesmo tendo a seleção deles sido favorecida em vários momentos nesta Copa. Robben em dividida quebrou a perna do mexicano e depois cavou o pênalti que classificou sua seleção, foi somente um dos momentos da ajuda que eles tiveram no Mundial. Mas contra a Argentina, sua seleção foi um pouco prejudicada pela arbitragem que não punia a violência argentina em campo.

Dizer que a Nação Brasileira vai torcer pelos seus rivais na final da Copa, é forçar a barra e passar a impressão mentirosa de que aceitamos esta ideia na boa. Do lado deles está a goleada sofrida pela nossa seleção contra os alemães, derrota que foi anunciada pelos erros na preparação e na estratégia tomada pela nossa seleção durante esta Copa. A Seleção Alemanha que teve um de seus jogadores defendendo o Brasil ao dizer para que respeitassem a camisa amarela, detentora de 5 títulos mundiais, agora é meio propagado que esperamos uma vingança argentina.

Fazer acreditarem que o brasileiro vai torcer pela Argentina ser campeã aqui é a mesma coisa de como eles dizem que o povo brasileiro ama o Corinthians, o time do povo, o time do povão, que é mantido por um marketing televiso medonho, que vende seu produto fazendo acreditar que é o melhor de todos. Apresentando números que não são confirmados quando é feito o ranking dos sócios torcedores, onde o time/produto deles aparece apenas na 5ª ou 6ª colocação em número de torcedores.

Enquanto alguns jogadores argentinos mantém a mesma máscara de sempre, os alemães se mostraram amistosos com o povo baiano, onde estiveram sediados, contribuindo com projetos sociais e até doando ambulância para os indígenas. A surra que nossa seleção levou em campo, além de mérito alemão, é um reflexo da qualidade atual de nossos treinadores, ultrapassados em suas ideologias e em seus esquemas táticos quase que inexistentes, haja vista que o futebol brasileiro não figura mais como um dos melhores do mundo.

Só para completar sobre o que Neymar falou: “- Claro que se parar para pensar um brasileiro torcendo pra a Argentina. Galera, eu não estou torcendo pela Argentina, mas por uma pessoa que eu passei a admirar ainda mais por estar ao lado dele todos os dias. É um jogador que eu admirava de longe. Passei a admirar como pessoa. A Minha torcida é pelo Messi. Eu disse que queria a Argentina na final porque o Brasil chegaria à final. Desejo toda a sorte do mundo para ele e para o Mascherano, que são os meus companheiros no Barcelona”. Fica claro que suas palavras não são as mesmas divulgadas pela imprensa brasileira.

A coisa ficou tão feia, que parece que alguns sites mudaram suas manchetes e resolveram reportar como as coisas foram ditas realmente. Outros mantiveram a verdade e não proferiram tais erros. O povo brasileiro está mais atento e não aceita mais as mentiras de sempre.

Para fazer justiça, segue o linque do site do Globo Esporte, onde relata como foi a coletiva com Neymar, clique aqui e confira.


Créditos: Imagem original de Jefferson Bernardes / Viocomm.

Postar um comentário

Regras de Comentários.

Para comentar em nosso blog é preciso observar algumas regras importantes. O descumprimento destas regras assim como comentários ofensivos podem ser descartados.


• Enviar spams e comentários de caráter político ou publicitário;
• Fazer-se passar por outra pessoa, empresa ou instituição;
• Publicar material pornográfico, racista, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza contra pessoas, empresas ou instituições;
• Publicar material que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores;
• Publicar informações sobre atividades ilegais e incitar crimes;
• Usar o sistema de comentários para uso em atividades de cunho comercial;
• Fazer algum comentário de qualquer atividade proibida por lei;
• Comentários anônimos também podem ser descartados no momento da moderação.

Postagem Anterior Próxima Postagem